logo

Regional

Com aval de doutor Leonardo, Consórcio de Saúde assumirá o Hospital Regional


Por Jardel P. Arruda/Assessoria de Imprensa/

img

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) vai assumir o gerenciamento do Hospital Regional de Cáceres a partir do dia 1º outubro, no lugar Congregação Santa Catarina, cuja gestão encerra no fim de setembro. Com isso, as cerca de 400 mil pessoas dos 24 municípios que tem a unidade como referência não ficarão sem atendimento nem um dia.

O Termo de Convênio entre o CISOMT e a Secretaria de Estado de Saúde foi assinado na manhã desta terça-feira (12),  na sede da SES. Conforme o documento, a gestão do Hospital Regional de Cáceres será compartilhada, cabendo ao Estado o pagamento dos servidores de carreira e manterá o repasse de recursos, que por sua vez serão administrados pelo consórcio.

Esse acordo foi costurado em reunião na segunda-feira (11), em reunião realizada com a interlocução do deputado estadual Dr. Leonardo Albuquerque, entre o presidente do CISOMT, prefeito Ronaldo Floreano, de São José dos Quatro Marcos, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares.

"Na busca de solução para garantir o atendimento e não ficar nenhum dia sem atendimento, será uma gestão compartilhada. Ou era nós, ou o caos. A gestão é do Estado, Secretaria de Saúde, e o gerenciamento do CISOMT. Lembrando que a gestão, o hospital, o patrimônio, é do Estado. Somente a gerencia, manter as metas e políticas públicas determinadas ficará a cargo do CISOMT", afirmou o deputado Leonardo Albuquerque.

A duração do convênio é de até 24 meses, podendo ser interrompido antes caso o Estado adote nova forma de gerenciar todas as unidades estaduais de saúde. Até o dia 30 de setembro, equipes da SES e do CISOMT vão trabalhar na transição da administração.

Os funcionários serão selecionados através de processo seletivo. De acordo com Ronaldo Floreano, parte dos atuais contratados pode ser aproveitada. Além disso, os diretores deverão ter experiência com administração pública.

"Por iniciativa do deputado Dr. Leonardo, junto ao governador do Estado e o secretário de Saúde, foi feita a assinatura do termo de convênio para que o consórcio faça o gerenciamento do Hospital Regional de Cáceres. O consócio vai formar uma equipe de administração hospitalar que tenha know how, expertise e experiência adequada para fazer o atendimento e gerenciamento para que os serviços possam ser melhorados e as ofertas ampliadas", garantiu Ronaldo.

O municípios atendidos pelo consórcio são Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D´Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade e Rondolândia. Os municípios bolivianos San Matias e San Ignacio de Velasco também são atendidos.

SAÚDE PÚBLICA

Saúde sobre rodas: população rural de Mirassol d’Oeste terá atendimento com nova UOM

Unidade Odontológica Móvel (UOM) será inaugurada no próximo domingo, 24 de agosto, no Assentamento Roseli Nunes, a partir das 8h30.


URGENTE

Advocacia-Geral da União dá 72h para Meta excluir chatbots que promovem erotização infantil

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta segunda-feira (18) uma notificação às redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp para solicitar a exclusão de robôs de inteligência artificial que simulam aparência infantil e realizam diálogos com conteúdo sexual. A empresa tem 72 horas para excluir os robôs e esclarecer quais medidas têm sido adotadas para evitar que crianças e adolescentes tenham acesso...


PASSAGENS CRIMINAIS

Polícia prende em Paiçandu criminoso que transportava skunk e cocaína em MT

Traficante com diversas passagens criminais era considerado foragido da Justiça mato-grossense.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.